Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

O Dia das Bruxas de 2014 encerra uma triste semana

há 9 anos

Seria divertido se não fosse trágico. Tivemos que conviver esta semana com a magistral decisão de sua Excelência o juiz de Direito Valentino Aparecido de Andrade, juiz da 10ª Vara da Fazenda Pública da Capital. No exercício ímpar e maior de sua sabedoria judicial; decidiu: proibiu a Polícia Militar do Estado de São Paulo de usar a munição de elastômero, ou a bala de borracha (Justiça proíbe PM de usar balas de borracha durante protestos em SP).

Da decisão destaco: “O que se viu, em 2013, foi uma absoluta e total falta de preparo da Polícia Militar que (...), não soube agir, como revelou a acentuada mudança de padrão: no início, uma inércia total, omitindo-se no controle da situação, e depois agindo com demasiado grau de violência”.

Como não sei a formação em segurança pública de sua excelência, mas penso que a detém e acreditando que nada tem de igual ao colega juiz João Carlos de Souza Correa, que obteve da 36ª Vara Cível do Rio de Janeiro a condenação de uma agente de trânsito a indenizá-lo em R$ 5 mil, quando ele magistrado parado durante blitz da lei seca sem a carteira de habilitação e com o carro sem placa e sem documentos, não aceitou o fato da agente dizer que o mesmo não era Deus e, portanto, não poderia cometer tais infrações de trânsito (Por dizer que "juiz não é Deus", agente de trânsito indenizará magistrado do RJ)

O importante seria lembrar ao magistrado da fazenda pública, isso mesmo, a área de conhecimento do douto magistrado é a fazenda pública, não a justiça criminal, que elastômero é uso progressivo da força, até já escrevi sobre isto e sem paixões (Uso progressivo da força e de armas de fogo pelos órgãos, agentes e autoridades de segurança pública)[i], mas deixarei tal leitura para aqueles que gostarem dos assunto técnico e não de “fígado”.

Por hora vou apenas transcrever a leitura de uma mensagem de um Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que acertadamente, na minha opinião, estabeleceu um paralelo com decisões midiáticas (leiam o livro do Professor Luiz Flávio sobre o tema) e sem precedentes como a do douto magistrado e a morte cruel e covarde do Cabo PM Alaor Branco Junior, que servia à comunidade na cidade de Aguaí, área do 24º Batalhão de Polícia Militar do Interior Paulista na data de ontem (Policiais e bombeiros de 17 cidades homenageiam PM morto em Aguaí), o 74º PM paulista morto em 2014.

A "bala de borracha" e o tiro de fuzil

Por ainda estar tão afetado emocionalmente pela perda de um valoroso colaborador, o Cabo PM Alaor Branco Junior, que servia à comunidade na cidade de Aguaí, área do 24º Batalhão de Polícia Militar do Interior, covardemente assassinado por cruéis criminosos que tentaram roubar dois carros fortes na Rodovia SP 342, melhor seria que eu me guardasse no silêncio, comum nestes momentos de muita dor.

Mas a posição que ocupo, a de Coronel de Polícia Militar e de Comandante de uma das áreas mais importantes do Estado, exigem de mim uma postura firme e corajosa, ainda que me custe riscos.

No mesmo dia em que morria com um tiro de fuzil na cabeça o Cabo Branco, quando se deslocava para apoiar irmãos de farda em uma ocorrência de roubo contra dois carros fortes, eu recebia uma determinação para que instruísse meu efetivo operacional sobre a proibição de uso de munição de elastômero (mais conhecida por "bala de borracha) proferida por um Juiz de Direito que se arvorou em"especialista de segurança pública"e decidiu, da sua cabeça, como a PM deve ou não deve agir diante de situações que exijam ação da Polícia para manter ou restabelecer a ordem pública.

Talvez o Magistrado queira que policiais militares não apenas moram por tiros de fuzis, mas também apedrejados, queimados por coquetéis molotov ou quem sabe a pauladas ou barras de ferro...

Quanta distância estão as nossas leis e nossas autoridades da realidade das nossas ruas e da violência que degrada a nossa sociedade e que, cada vez mais vitíma que existe para proteger.

Já estou no fim da minha jornada, me aproximo do fim da minha carreira, mas assisto com muita preocupação o cenário atual e o que se avizinha, no qual ser agente encarregado de aplicar a lei é quase uma desonra.

Sendo filho e irmão de policiais militares e tendo escolhido a carreira policial militar por vocação, fico decepcionado quando assisto sermos tratados com tanto desrespeito e desvalorização, como se a nossa vida e nossa integridade física não valesse absolutamente nada!

Temo que num futuro breve não teremos mais pessoas dispostas a ser policiais, assustadas com a quantidade de heróis que produzimos: só neste ano já foram 10 mortos em serviços e outros 64 assassinados em circunstâncias diversas e, na maioria das vezes, por serem identificados como PM.

E, parafraseando o personagem" Chapolim Colorado ", que sempre aparece depois da pergunta" e quem poderá nos defender? ", ninguém aparecerá!

E estaremos literalmente nas mãos dos bandidos!

Quem viver, verá!

Humberto Gouvea Figueiredo


[i] Leia mais: http://jus.com.br/artigos/28991/uso-progressivo-da-forcaede-armas-de-fogo-pelos-órgãos-agentesea...)

http://flaviotartuce.jusbrasil.com.br/noticias/148854920/por-dizer-que-juiz-naoedeus-agente-de-tra...

  • Sobre o autor@profelmo
  • Publicações222
  • Seguidores451
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações130
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-dia-das-bruxas-de-2014-encerra-uma-triste-semana/148905883

53 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Enquanto isso Pms estão sendo assassinados , mortos covardemente, os bandidos estão fazendo a festa e não vejo liminar da justiça pra resolver isso, não vejo direitos humanos pra isso e nem defensoria pública pra isso è Brasil. continuar lendo

Há uma imensa diferença entre BANDIDOS roubando carros-fortes e a população legitimamente ganhando as ruas para protestar contra os atos de violência do governo ao sucatear a saúde pública, a educação, a segurança pública, ao nos roubar nos atos de corrupção. Não se pode comparar um ato de violência que resultou na morte de um PM, no cumprimento de sua função por Bandidos que agem organizadamente, com as reações de uma população indignada que legitimamente expressa sua vontade política nas ruas. Quem protesta não é bandido, portanto não pode ter o mesmo tratamento. Infeliz colocação do Cel. Humberto ao tentar "vitimizar" a polícia pela proibição, citando a morte de um PM nas mãos de Bandidos. Por detrás disso tudo, há uma concepção, endossada pelo Coronel, de que os militantes, ativistas e a populança que participa dos protestos, deve ser tratada como Bandidos, e não com respeito à sua integridade física e ao seu direito de manifestar pacificamente. O que vimos em 2013 foi uma polícia despreparada repetindo a práxis do regime militar na época em que a DEMOCRACIA ERA CRIME no Brasil.

Caso os senhores não se lembrem mais: eis um "drops" deste total despreparo: https://www.youtube.com/watch?v=E13BKzwXCho

A polícia tem que rever sua atitude repressora, se preparar para lidar com os manifestantes sendo efetiva, prendendo quem infringir a lei, deixando de generalizar todos os protestantes enquanto bandidos, e tendo uma conduta profissional e respeitosa com o direito à livre manifestação e a integridade física dos participantes dos protestos.

#SemViolência #AbaixoARepressãoPolíciaÉPraLadrão - Hashtags e gritos nas ruas daqueles formidáveis dias de 2013. Uma grande contribuição, do povo, à democracia brasileira. continuar lendo

Vamos ao Estado de São Paulo (Estadão)

Petição ou besteirol

http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,peticao-ou-besteirol-imp-,1586510 continuar lendo

Gostaria que o Sr. Robson Vieira tomasse a opinião dos cidadãos trabalhadores, contribuintes, que tiveram seus patrimônios destruídos pelos anarquistas, BANDIDOS sim, infiltrados, comprovadamente mandados, permeados entre os manifestantes pacíficos. Um buquê de rosas para os bandidos?
Ora bolas! continuar lendo

Pelo que me lembro, um repórter foi morto por um foguete sinalizador; noutras palavras, nem sempre os que protestam são movidos pelo ideal pacifista e ordeiro ..... continuar lendo

Com certeza, deve ser levada em conta a diferença entre bandido e cidadão em protesto-vandalismo. Para aquele, balas de chumbo. Para este, balas de borracha, cacetete, gás lacrimogênio, fumaça, jato de água, enquanto estiver apenas protestando-vandalizando. Se subir de classe, suba-se a munição de contenção. continuar lendo

Parabéns Sr. Dr. e sua Excelência!!!!!!!, especialista em que???????
Desarmou a Polícia contra os vândalos e bandidos, que agora, podem ainda mais fazerem o que quiserem em qualquer situação.
Simplesmente lamentável, porque deixou a Polícia ainda mais em inércia, sem nenhuma condição de defender a comunidade, sendo que deveria-se cobrar mais preparo e treinamento, e FORNECER armamento adequado para combater a criminalidade.
Lamento ter que ainda morar num País, em que as autoridades parecem não ter pulso para tomar as decisões corretas. continuar lendo

Está muito difícil para a polícia trabalhar! continuar lendo