Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

“É difícil ser policial neste país”

há 9 anos

Texto do jornalista Alexandre Garcia. Alexandre Garcia é jornalista das Organizações Globo, comentarista político e apresentador - coordenados do jornal matutino DFTV. Edição do dia 10/11/2014

“É difícil ser punido no Brasil. A maior parte dos crimes não são solucionados. A maior parte dos criminosos não são julgados. A maior parte dos condenados não são presos. E a maior parte dos que acabam cumprindo pena têm um altíssimo índice de reincidência. Voltam a praticar o crime.

Temos uma guerra interna, 154 brasileiros são mortos por dia em assassinatos em que não estão computados os crimes de trânsito. E é o país do mundo onde mais policiais são mortos. Nosso modelo de segurança pública precisa ser revisto. A responsabilidade tem que ser dos três entes federativos: União, estados e municípios. As drogas, que são o combustível da maior parte do crime, entram pelos vizinhos, como Bolívia, Colômbia, Paraguai, assim como as armas potentes dos bandidos.

Somos o maior consumidor de crack do mundo, o segundo de cocaína. E nós, brasileiros, ficamos olhando. Como nação, apoiamos a quem? Apoiamos a lei, ou desacreditamos na lei, na polícia? Nos países do mundo desenvolvido, acreditam na polícia e nas leis. Nossas leis apoiam as vítimas? Garantem a punição aos bandidos? Nos Estados Unidos, o policial herói é tratado como herói. Aqui, não. É difícil ser policial neste país, policial por vocação, como a maioria.

Os que dão a vida pela lei, pelos outros, essa é a maioria. Aos que traem suas instituições, se desviam e viram bandidos. Neste país, agentes da lei são enfraquecidos pelas próprias autoridades - e não me refiro àqueles, que mesmo não sendo deuses, querem estar acima da lei.

A propósito, quem está a serviço da lei precisa ser seu maior escravo. Do policial ao juiz.” (SIC)

Fonte: G1 Vide vídeo no link abaixo: http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/t/edicoes/v/nos-temos-uma-guerra-interna-ressalta-alexandre-sobreaseguranca-pública/3753974/

  • Sobre o autor@profelmo
  • Publicações223
  • Seguidores451
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1978
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-dificil-ser-policial-neste-pais/151840982

Informações relacionadas

Artigoshá 9 anos

Ética e Moral: influência nas corporações políciais militares

36 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É que não vale a pena, o legislador brasileiro trata o bandido como sendo gente e trata gente como bandido. O legislador firmou as pernas da lei sobre o pilar da ressocialização e mesmo vendo que não dá certo insiste.

Para o policial não vale a pena prender o meliante.

Para o juiz não dá para conservar na cadeia alguém que tem direito a 5 saídas ao ano de até 7 dias cada não importando se o crime é hediondo ou não. São 35 dias de férias, qual trabalhador tem direito a tanto? Se for falar nos outros direitos a revolta cresce.

A título de exemplo, cadê os Zés? Estão na cadeia? O Dirceu só cumpriu 11 meses e uns dias. O o Genoíno? Esqueceram dele. É o legislador o pai de todo este relatório descrito no artigo.

De polícia a juiz todos sabem que se errar o legislador é um bom pastor. continuar lendo

Pois é caro amigo mas se tratando de Policiais Militares o poder judiciário adora prender dando a impressão que até ganha medalha para tal finalidade, vc vai depor hoje em dia nas audiências no fórum o PM parece o réu e o mala a vitima. continuar lendo

Corretissimo!.

E ainda tem gente, até mesmo no Jusbrasil, que acha que a punição severa não resolve e que temos que a cada dia dar mais oportunidades e incentivos a marginais e vagabundos desse Pais.
Faça me o favor, onde se viu um Pais que valoriza e da oportunidade a marginalização e acaba com a classe que trabalha e contribui.
Repito nunca existiu tantas oportunidade e incentivos como existem hoje, menos para classe trabalhadora e contribuiente.
Agora vejam os resultados, não me venham falar em Educação e mais oportunidades que isso é coisa de gente acomodada e que faz da muleta uma desculpa.
Tem muita gente pobre e deficiente que trabalha, não tem oportunidades e incentivos e nem por isso e marginal.
E quanto a menor idade, pode matar e roubar e tem gente que defende, então eles que sejam roubados e etc., não os outros. continuar lendo

Rodrigo,

Vc chamou o reu de mala?, se fossem malas não estariamos nessa situação.
Vc foi muito generoso na expressão, use a expressão certa!.
Esta na hora de acabar de vez com a impunidade e mordomia. continuar lendo

Falou tudo... continuar lendo

Difícil mesmo. Segundo estudos disponíveis no site mapadaviolencia.org.br - da Secretaria da Presidência, o índice de homicídios no Brasil quadruplicou de 1980 pra ca. Aí vem a turma dos pseudointelectuais fãs de Marx - universidades, escolas, teatros, imprensa, instituições, etc. estão cheios deles - com seu discurso de que a "raiz da violência está, essencialmente, na desigualdade social".

Será? Eu discordo. O que faz aumentar a violência é a certeza da impunidade por parte do criminoso. Ele tem a sensação de que pode tudo que nada acontecerá a ele. Com base no próprio estudo que citei acima, de 2002 a 2012 (era PT), o Norte e Nordeste (que concentra 62% dos benefícios do Bolsa Família) viram a violência explodir, principalmente na Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte, Piauí e Alagoas. Maceió é a quinta cidade mais violenta do mundo! E vai ver lá quantos assassinos recebem Bolsa Família? Sem falar no Bolsa Presídio (Auxílio reclusão).
Por uma lógica simples, deduzimos que, se a distribuição de renda através de programas sociais, por si só, diminuísse a violência, a mesma teria regredido, não aumentado, nesses estados.
Já no RJ e SP, houve uma grande diminuição no número de homicídios, principalmente em SP. Apesar desses estados estarem longe de serem paraísos, a violência tem sido combatida (não sou eu quem está dizendo isso. Quem se interessar, leia o estudo no site que citei, do próprio Governo Federal). Esse é o caminho: combater a criminalidade. O bandido só entende a linguagem da força maior que a dele. Seria porque no RJ tem um tal de BOPE e em SP tem uma tal de ROTA?

Aí você tem as PMs para reprimir a violência cotidiana e manter a ordem (vide episódio da greve da PM em Fortaleza, com o pessoal saqueando lojas à luz do dia).
Se a PM reage a um meliante, ela é truculenta. Acham que a PM deve enfrentar bandidos jogando flores pra eles, mas quando a violência atinge a eles próprios, são os primeiros a gritarem "Polícia! Cadê a Polícia?".

Como bem disse Alexandre Garcia, nos países civilizados, um policial quando cumpre o seu dever em proteger a sociedade e, havendo resistência, mata o bandido, ele é condecorado. Aí terá que enfrentar a turma dos "direitos humanos" (dos bandidos) que o chamarão de "truculento", etc.
Foi assim no Rio quando a polícia matou (com o uso de um helicóptero) o traficante Matemático. A Globo execrou a ação da Polícia.
Pobre Brasil! continuar lendo

Parabens Ivanil!.

É exatamente isso e não tem mais o que dizer o contrario.
Esse Pais ta largado na impunidade e incentivo a bandidagem.
E tem gente que ainda vem com discursos de Educar e dar oportunidades a bandidos, mais ainda.
Veja apenas 1 ex. que ainda é pequeno em vista dos absurdos que ocorrem.
Auxilio reclusão (isso se o bandido for preso) R$971,78, pago com os impostos dos salarios/contribuição de quem trabalha (inclusive das vitimas que esses marginais destruiram), salário minimo de quem trabalha R$ 678,00.
Quem trabalha nesse Pais é chamado de otário por eles, quem deveria pagar e caro para as vitimas, são os marginais.
Sem contar a alimentação de graça, moradia (colchões que queimam), bolsa família, cotas, educação de graça (superior), assistência médica, segurança, para comandar o crime da cadeia, etc e etc.
Lembrando, estamos falando dos marginais, e não daqueles que realmente fazem por merecer, vamos deixar bem claro, pra não ter nenhum mané, com comentários banais, só para aparece.
É isso que esta alimentando essa pouca vergonha que esta sem controle.
Vamos reagir sim! e a policia tem que trabalhar serio e acabar com isso, e o POVO apoiar. continuar lendo

E olha que nem o Ivanil nem o Arnaldo, falaram deste absurdo que é dar guarida e proteção aos menores de 18 anos que praticam crimes hediondos, tratam criminosos perigosos que a muitos infelicitam como crianças desamparadas. Pois saibam que protege a criminosos se torna conivente. continuar lendo

Pois é, Reinaldo. A lista é longa.
Abs continuar lendo

Curtinha: origem do problema aqui no Brasiquistão: as famílias cada vez mais desestruturadas e mal formadas, esperam que o professsor eduque seus rebentos. O professor não consegue (por motivos óbvios). Aí o problema agora é da polícia a reprimir o bandido formado. Esse é o "ecossistema social podre hoje." continuar lendo

Concordo com você. Muito se fala em falta de educação, de oportunidade e bla bla bla whiskas sachê, mas só ficam transferindo a responsabilidade para a sociedade massacrada pela criminalidade. continuar lendo

No meu entender, aos Policiais,
Esta na hora e atrasado a muito tempo de vcs reagirem contra essa situação, caso contrario a sociedade será exterminada e vcs tb, alem de serem mais desvalorizados.
A lei tem que funcionar. onde se viu bandido hoje é celebridade, qto maior for o CV, mais previlegios tem.
Policia nem prende mais, porque não adiante e ainda são reprendidos e outras coisas mais. continuar lendo