Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Sd PM 155030-6 Henrique Strada Januario - 29º BPM/M

há 8 anos

No dia 23 de julho de 2016 faleceu, no Cumprimento do Dever, o jovem Sd PM 155030-6 Henrique Strada Januario, filho do Sr Marcos Rogerio Januario e Sra Adriana de Cassia Strada Januário, nascido em 25 de Abril de 1992, na cidade de São Paulo onde ingressou nas fileiras da Corporação em 26 de Maio de 2015.

Em atendimento à ocorrência de abordagem a uma motocicleta produto de roubo, ocupada por dois indivíduos, um dos delinquentes, inesperadamente, decidiu entrar em luta corporal com o Sd PM Strada conseguindo, de forma ardilosa e feroz, apropriar-se de sua arma de fogo e efetuar um disparo mortal em nosso miliciano.

O Sd PM Strada, gravemente ferido, chegou a ser socorrido ao Hospital mais próximo do conflito; porém, infelizmente, não resistiu ao ferimento e entrou em óbito.

Imediatamente após, os criminosos foram presos pelas Equipes Territoriais PM que chegaram no apoio sendo certo a apreensão da arma do nosso policial em poder do marginal agressor.

O Sd PM Strada pertencia ao efetivo do Vigésimo Nono Batalhão de Polícia Militar Metropolitano e, dedicado em Servir e Proteger a Sociedade, avocou o legado histórico da Polícia Militar do Estado de São Paulo que afirma sua razão de existência na defesa da População Paulista no combate ao crime, mesmo com o sacrifício da própria vida.

São esses heróis que, enobrecidos pelo anonimato e pela grandeza comum, revelam-se mais corajosos que os Guerreiros de outrora no que, mesmo sendo seres humanos comuns, atuam com consciência e coração na dedicação integral ao seu semelhante.

É um Dia marcado por profunda dor e tristeza pela ação covarde e armada de um delinquente que levou à morte um cidadão de farda onde tombou no chão frio de uma rua simples da periferia de São Paulo.

Lágrimas e Dor, de intensidade insuportável, marcam o semblante dos familiares e amigos presentes neste momento de Adeus.

A todos presentes exalto o ensinamento bíblico escrito em Segundo Timóteo - Capítulo 4 - Versículo 7 "Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé"

Descanse em paz Guerreiro.

Quartel de São Paulo, 24 de Julho de 2016.

Gilberto Hernandes Junior

Ten Cel Comandante

  • Sobre o autor@profelmo
  • Publicações222
  • Seguidores451
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1566
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sd-pm-155030-6-henrique-strada-januario-29-bpm-m/365182354

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Atitude muito NOBRE do Tenente Coronel. Nós apenas conhecemos uma parte do serviço que a Polícia Militar executa no Estado de São Paulo. Hoje conhecemos a outra parte, infelizmente! continuar lendo

Verdade Almir. O que a sociedade de bem precisa entender é que a morte de um policial é a morte aos poucos do Estado democrático de Direito. Não há democracia no Mundo sem polícia.... continuar lendo

Zona leste de São Paulo - 1992

Veio ao mundo uma criança que transformou a vida das famílias Strada e Januário.

Ele foi o primeiro filho, primeiro neto, primeiro bisneto e primeiro sobrinho.

Seus pais eram jovens!
Sua mãe tinha 18 anos e seu pai 19. Com a vinda inesperada desta criança, seus pais interromperam alguns planos e se dedicaram exclusivamente ao trabalho para garantir o sustento da nova família.

Familía pobre, mas muito esforçada.
Seus pais se formaram, conseguiram uma profissão e garantiram sustento dos filhos.

E esses foram os valores passados ao Henrique que cresceu em Itaquera, estudava em escola pública e começou a trabalhar muito cedo.

Em 2014 Henrique decidiu ser policial. Família com muito medo não apoiou, mas ele tinha o sonho de ajudar as pessoas e queria tirar bandidos da rua!
Ao 23 anos entrou na Policia Militar do estado de São Paulo

************************************

Zona leste de São Paulo - 1999

Nasce uma criança que teve acesso à escola pública também. Cresceu com pai e mãe, mas decidiu seguir o caminho do crime. Foi preso diversas vezes por roubo. Em Maio de 2016 fugiu da Fundação Casa.

*************************************
Zona Leste de São Paulo - 23 julho 2016

A vida desses dois jovens se cruzam.
Ambos de origem pobre.
Ambos da Zona Leste de SP.
Ambos com 1.85 de altura.
Até aí não havia nenhuma diferença entre eles.

Porém o mais jovem planejava roubar uma moto enquanto o mais velho dizia que naquele dia tiraria um bandido da rua.

É, o bem venceu essa história.
Realmente um bandido foi tirado da rua neste dia, mas para isso Henrique deu sua vida.

***************************************

Henrique é um héroi.
Ele impediu que o jovem de 17 anos cruzasse SEU caminho ou de alguém da sua família. Ele deu sua vida para tirá-lo da rua.

Agora vale a reflexão.
Sem falar em mudança da lei, mas sim no cumprimento da lei!

Lei 12.594 de 2012
Art. 8o Os Planos de Atendimento Socioeducativo deverão, obrigatoriamente, prever ações articuladas nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação para o trabalho e esporte, para os adolescentes atendidos (...).

Daqui 3 anos esse jovem, que terá 20 anos, estará capacitado para um trabalho e poderá estar nas ruas novamente?

A vida do Henrique terá sido em vão?

***************************************

Em homenagem ao Henrique, compartilhe essa história para lembrar que:

A oportunidade somos nós que fazemos.
O crime é opcional!
O caminho do bem é opcional!
O cumprimento da lei, não!

OBRIGADA Henrique!

sua tia, Daniela Januario.

#suamortenaoseraemvao continuar lendo