Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Suicídio: “solução definitiva para um problema temporário”

há 5 anos

O SENTIDO DA VIDA

(Temístocles Telmo)

Vida quantos sentidos tu tens?

Conhecer pessoas novas;

Desfrutar de todo o tempo que se tem;

Descobrir o mundo desabrochar a cada instante;

Dar valor ao que se gosta.

Fazer o que se pode.

Estar perto de quem se ama.

Trilhar caminhos.

Marcar objetivos.

Cantar ou ouvir uma música

Ler um livro.

Contar uma piada.

Dar um sorriso!

Dizer que ama!

Amar!

A Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Nesta data, são realizadas campanhas de conscientização e educação da sociedade, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio, bem como suas formas de prevenção.

A primeira medida preventiva do suicídio é a EDUCAÇÃO, ou seja, é preciso falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações ligadas ao tema.

MITO: Não devemos falar sobre suicídio, pois isso pode aumentar o risco.
VERDADE: Falar sobre suicídio não aumenta o risco; muito pelo contrário. Falar com alguém sobre o assunto pode aliviar a angústia e a tensão da pessoa. (Fonte: Conselho Federal de Medicina).
O suicídio é a busca da morte, como uma libertação para o sofrimento que se torna insuportável. Esta ação voluntária e intencional parte do ponto de vista que a morte significa a salvação e livramento de uma dor insuportável, um mergulho no nada, visão esta acentuada pelo viés materialista que envolve a nossa civilização que desestrutura os relacionamentos afetivos e despersonaliza as pessoas.

A OMS destaca a importância do diálogo para ajudar a pessoa com potencial risco de suicídio. O objetivo é preencher um vazio criado pela desconfiança, desespero e perda de esperança e dar à pessoa um sentido de que as coisas podem mudar. Uma abordagem calma, aberta, de aceitação e de não julgamento é fundamental para facilitar a comunicação.

COMO SE COMUNICAR - Ouvir atentamente e com calma. - Dialogar demonstrando sinais de compreensão e respeito. - Entender os sentimentos das pessoas (empatia). - Expressar respeito pelas opiniões e valores da pessoa. - Conversar honestamente e com autenticidade. - Mostrar sua preocupação, cuidado e afeição. - Focalizar os sentimentos da pessoa.

COMO NÃO SE COMUNICAR - Interromper muito frequentemente. - Ficar chocado ou emocionado. - Dizer que está ocupado. - Tratar a pessoa de maneira a colocá-la numa posição de inferioridade. - Fazer comentários evasivos e pouco claros. - Fazer perguntas indiscretas.

SAIBA QUE você pode conversar com um voluntário do CVV (Centro de Valorização da Vida) ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita.

Amor. É a palavra, é a ação que liberta. Sentir-se importante para alguém proporciona forças para superar qualquer problema. (Mathias, Moacir)

Referências:

Guia de Orientações do Comandante, Exército Brasileiro, 2ª edição, 2018.

Motooka, Paulo Augusto Leite e Tasso, Silvia Maria Silva. Mais um caso de suicídio na PM, terceirizar a culpa ou buscar soluções.

  • Sobre o autor@profelmo
  • Publicações222
  • Seguidores451
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2480
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suicidio-solucao-definitiva-para-um-problema-temporario/723708436

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente artigo. continuar lendo

Parabéns Comandante! Excelente artigo 👏👏👏 continuar lendo

Muito bom esse artigo. Parabéns pela abordagem de forma simples e objetiva. continuar lendo

Parabéns pela clara e útil exposição sobre esse tema tabu em nossa sociedade. continuar lendo